sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Camarão-rosa (Penaeus brasiliensis)

O Camarão-rosa (Penaeus brasiliensis) é um camarão marinho da família dos peneídeos, encontrado do Leste dos Estados Unidos ao Sul do Brasil. Tal espécie atinge cerca de 18 cm de comprimento e tem o corpo vermelho com pontos escuros. Também é conhecido pelos nomes de caboclo, camarão-branco e vilafranca.
A espécie caracteriza-se por um ciclo de vida diversificado, no qual os adultos reproduzem-se em regiões ao largo da costa; as larvas são levadas pelas correntes par a o interior dos estuários, onde se estabelecem e os indivíduos se desenvolvem até certa etapa da fase juvenil. A partir daí os juvenis migram para as regiões costeiras e permanecem até fazerem parte do estoque reprodutor e assim completarem o ciclo de vida. O gênero Farfantepenaeus em geral podem apresentar listas, as fêmeas possuem o télico fechado, portanto o acasalamento ocorre quando ela se encontra com exoesqueleto mole.
Ao contrário do camarão cinzento que prefere os fundos arenosos, o camarão-rosa vive nas costas rochosas. Uma de suas características é o abdome com formato de acento circunflexo. Ele possui ainda dois pares de antenas compridas e flexíveis, ramificadas em três filamentos dirigidos para frente, para o alto e para trás. Tem olhos grandes e o conjunto do corpo é marcado por estreitas linhas marrom-avermelhadas. O camarão-rosa alimenta-se principalmente de carniça e detritos diversos.
Equipe: Fabiana, Karina, Daniele, Ednalva, Maria Salete, Fabrine e Caroline Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário